O que é Gestão de Restauro?
A Gestão de Restauro corresponde ao conjunto de atividades da área da conservação do patrimônio cultural construído onde o profissional aplica suas habilidades conceituais, técnicas e humanas para conciliação entre os processos produtivos necessários e os custos operacionais otimizados para a execução das ações de manutenção, conservação ou restauro.
O Gestor de Restauro tem a responsabilidade pelo cumprimento dos objetivos da preservação, fazendo aplicar esforços humanos e financeiros, diretos ou indiretos, para a garantia da integridade e autenticidade do bem cultural.
As atividades de Gestão de Restauro exigem o atendimento à um rol de protocolos técnicos específicos - boas práticas, que garantam a excelência dos trabalhos, fazendo mais e melhor com economia de recursos. Neste sentido, é fundamental a capacitação profissional - vejam os cursos aqui e em CECI-Educação
A técnicas de Gestão de Restauro surgem em 2003 no âmbito do Centro de Estudos Avançados da Conservação - CECI, quando foi aplicada primeira edição do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural.
Conheça quem constrói junto com a gente
Tomás Lapa
Arquitetor, professor Doutor do MDU/UFPE em conservação urbana e territorial, criador do Curso de Gestão de Restauro em 2003 no âmbito do CECI
Jorge E. L. Tinoco
Arquiteto, professor especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos, criador do Cursos de Gestão de Restauro, em 2003 no âmbito do CECI
Renato Mendes
Geólogo (UFPE/1987), especialista em sedimentos calcários. Consultor nas principais empresas do Polo Gesseiro do Araripe desde 1997. Professor/Consultor do Cursos de Gestão de Restauro desde 2007
Flaviana Lira
Arquiteta, Professora Doutora PPG-FAU/UNB, em teoria do restauro e conservação integrada, com ênfase em autenticidade do patrimônio cultural.
André Pina Moreira
Arquiteto, Professor Mestre (UNICAP) em desenvolvimento urbano com ênfase em conservação e restauro do patrimônio cultural.
Karla Nunes Penna
Arquiteta, Professora Doutora (Murdoch University/AU) em preservação do patrimônio cultural de locais do Patrimônio Mundial no Nordeste do Brasil
Antonio Alves Junior
Neônio Duque
Roberto Dantas de Araújo
Químico, professor de Química Aplicada da Escola Técnica Estadual Prof. Agamenon Magalhães, especialista análises patológicas de elementos artísticos.
Hamilton Martins de Souza
Mestre canteiro e escultor, onde exerceu esta função no IPHAN-PE por 35 anos. Formado pelo Centro Europeo di Venezia per i Mestieri della Conservazione Del Patrimônio Architettonico – Itália.
Químico, professor de Química Aplicada, chefe do Laboratório de Bens Móveis e Integrados de Olinda
José Floriano de Arruda Neto
Mestre carpinteiro e marceneiro, com 40 anos experiência em edificações e componentes construtivos e artísticos históricos, foi convidado integrar o corpo de carpinteiros do Guggenheim Museum New York em 2002.
Arquiteto, Professor Doutor (DAU/UFPE) em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em sistemas, técnicas e materiais construtivos tradicionais.
Amauri Luiz de Queiroz
Mestre de obras, alvanel/pedreiro e estucador, formado pelo Centro Europeo di Venezia per i Mestieri della Conservazione Del Patrimônio Architettonico – Itália