Cruzeiro do Adro da Igreja de São Francisco em João Pessoa - PB
Apresenta-se o Manual de Inspeções e Manutenções Periódicas do Cruzeiro do Adro de São Francisco de João Pessoa – PB, com a finalidade de divulgação de um protocolo de boas práticas que é necessário e urgente torna-se comum na conservação do patrimônio cultural construído no Brasil.
Desde o final da década de 1930, quando o Governo Federal chamou para si a responsabilidade pela preservação do patrimônio no país, são raros os exemplos de projetos e execução de obras e serviços em construções históricas que subsidiem a manutenção dos componentes construtivos e artísticos das edificações através de manuais. E, quando isso ocorre, nem sempre são colocadas em prática as recomendações quanto as inspeções, o monitoramento e as manutenções.
Os serviços de conservação do Cruzeiro de São Francisco tiveram início em 20 jun. 2023 e encerram e 11 nov. 2023, sendo realizados dentro do Projeto Caminhos da Fé da Arquidiocese da Paraíba.
Já foram realizados os treinamentos de inspeções, moniotramento e manutenções como pessoal dos Serviços Gerais e da Oficna de Conservação e Restauro do Centro Cultural São Francisco - CCFS, entidade responsável pela gestão desse monumento histórico.
O Pe. Marcondes de Menezes, Diretor e Secretário Executivo do Centro, espera que esse manual possa ser um exemplo e servir de estímulo para que outras entidades responsáveis pela guarda e zelo do patrimônio, adotando protocolos semelhantes de preservação cultural.
Ver arquivo do Manual para download na sequência das imagens:
Arquiteto Jorge E. L. Tinoco dando instruções ao pessoal da Administração, Serviços Gerais e Oficina de Conservação e Restauro do CCSF quanto à maneira de utilização do Manual.
Instrução quanto às maneiras de inspeções e manutenções diárias no Cruzeiro.
Instrução quanto às inspeções mensais e manutenções corretivas no Cruzeiro para o pessoa técnico da Oficina de Conservação e Restauro do CCSF.
Instrução quanto às aplicações de técnica e materiais numa manutenção corretiva na quebra de aresta da modenatura da cimalha do pedestal da base do Cruzeiro.
Comments